Países que Aceitam a CNH Brasileira: Mão Inglesa, Europa, Ásia e Américas

Muitas pessoas tem dúvidas sobre os países que aceitam a CNH brasileira. Pensando nisso, trouxemos detalhes sobre os locais e as regras dos países que aceitam a CNH brasileira. Continue acompanhando abaixo.

Foto: Colégio Muller

Quem tem CNH no Brasil pode dirigir em outro país?

Antes de mais nada, uma das principais preocupações das pessoas que viajam para o exterior é se de fato o documento de habilitação do Brasil poderá ser utilizado em outros países.

Vale lembrar que muitos países aceitam a documentação brasileira já que o Brasil obedece às normas internacionais de trânsito.

✓ Veja também:

Contudo, pode ser solicitado uma autorização de passagem ou algum outro documento que comprove as informações.

Na Europa, por exemplo, países que aceitam a CNH brasileira:

  •  Croácia;
  •  Dinamarca;
  •  França;
  •  Grécia;
  •  Hungria;
  •  Noruega;
  •  Países Baixos;
  •  Suíça;
  •  Suécia;
  •  Portugal;
  •   Reino Unido;
  •  Alemanha;
  •  Bélgica.
Imagem: Pexels

Contudo, além da CNH, o brasileiro precisa apresentar o passaporte caso passe pelo processo de fiscalização.

Na Itália, por exemplo, apesar de permitir que o brasileiro possa alugar um carro com CNH brasileira é preciso apresentar uma tradução juramentada do documento.

✓ Veja mais informações sobre a CNH Social:


Pode usar carteira de motorista brasileira nos EUA?

Antes de tudo, se você tem dúvida e quer saber se poderá dirigir com a carteira de motorista brasileira nos Estados Unidos saiba que sim.

Além disso, a permissão também é disponibilizada para países como Canadá e México. Entretanto, é possível que peça a PID. Este documento precisa ser feito obrigatoriamente por pessoas que vão ficar mais de 180 dias no país.

Imagem: Pexels

Países de mão inglesa como por exemplo:

  • Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Reino Unido não aceitam o documento brasileiro. Sendo necessário ter o PID sempre em mãos.

Por sua vez, países asiáticos, como o Japão, não permitem nem mesmo dirigir. Isso porque é adotado a mão invertida e as placas estarem em ideograma japonês 


O que é PID?

Inicialmente, a permissão internacional para dirigir mais conhecida como PID é um documento no qual permite que o brasileiro possa trafegar em países estrangeiros. O documento não é caro e pode ser conseguido em auto escolas brasileiras.

De antemão, vale lembrar que o pid é válido em todos os países que estão inseridos na Convenção de Viena sobre trânsito diário.

Desse modo, é importante lembrar que o documento pode ser utilizado dentro de países que tenham os sete idiomas listados abaixo: português espanhol russo em inglês chinês árabe e Alemão.

Infelizmente, no entanto, não existe uma regra comum para todos os países e cada nação possui a sua própria legislação nacional quanto aos documentos necessários para dirigir legalmente.

Em alguns casos, você é obrigado a apresentar a PID junto com a CNH, em outros países basta apenas um ou outro.

Por isso, a melhor forma de evitar problemas durante a sua viagem é solicitar a sua habilitação internacional e carregá-la junto com a carteira de motorista brasileira.

Assim, caso seja necessário, até em casos mais graves como um acidente, você terá um documento traduzido com todas as suas informações pessoais.

Inclusive, o próprio Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) recomenda que os turistas brasileiros tenham a sua permissão internacional, mesmo que o documento não seja obrigatório.

Fonte: G1

Portanto, essa é uma excelente forma de evitar problemas e conseguir trafegar sem outras divergências.
Por fim, para mais detalhes sobre assuntos relacionados a CNH brasileira e países estrangeiros continue acompanhando o nosso portal. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sair da versão mobile