Países que Aceitam a CNH Brasileira: Mão Inglesa, Europa, Ásia e Américas

Ao redor do mundo, há uma série de países que aceitam a CNH brasileira para a condução de turistas em seu território. Porém, as regras têm alguns pormenores complicados; confira tudo sobre os países que aceitam a CNH brasileira!

Países que Aceitam a CNH Brasileira
Foto: Banco de Imagens

Entenda a Convenção de Viena

No ano de 1968, dezenas de países assinaram o acordo da Convenção sobre Trânsito em Viena, no país austríaco, como parte do Congresso de Viena. O acordo definiu a possibilidade de circulação dentro dos países signatários com a carteira de direção do país de origem.

Nesse sentido, a legislação básica prevê pelo menos 180 dias de permissão para a condução com a carteira de habilitação do Brasil acompanhada do passaporte. Veja alguns dos principais países que foram signatários ao acordo:

Europa

Holanda, França, Grécia, Hungria, República Tcheca, Suécia, Suíça e Portugal.

América do Norte

Estados Unidos, México e Canadá.

Ásia

Tailândia, China e Coréia do Sul.

Países que Aceitam a CNH Brasileira
Foto: Banco de Imagens

América do Norte e Central

Guatemala, Cuba, Costa Rica, Honduras, República Dominicana, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai e Venezuela.

África

Países como Marrocos e Egito podem aceitar a CNH brasileira.

Mão inglesa

Inglaterra e África do Sul permitem o uso da CNH. O Japão não permite por conta da linguagem muito diferente da escrita ocidental.


Países em que a CNH brasileira vale por mais tempo

Em países do Mercosul, Paraguai, Uruguai e Argentina, é possível manter a CNH. No caso europeu, em Portugal, os motoristas podem trafegar mesmo após o tempo de turista, desde que porte os documentos do carro e a autorização de residência para comprovar a legalidade no país.

Países que Aceitam a CNH Brasileira
Foto: Divulgação

Quais os principais problemas?

Por mais que haja a assinatura do Congresso de Viena, muitos brasileiros enfrentam problemas em dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação fora do Brasil. Em locais como Itália e Espanha, pode acontecer de ser liberado no aluguel do veículo, mas barrado pelas autoridades.

Tudo porque a principal questão é o idioma, já que algumas autoridades podem alegar a falta de compreensão do texto do documento e, por consequência, a dificuldade em identificar a validade e a legalidade da carteira que está 100% em português.


A Permissão Internacional para Dirigir

A PID é um documento emitido pelo Detran de cada estado que conta com a tradução da CNH para alemão, inglês, espanhol, alemão, árabe e chinês. Tal carteira é mais aceita e com menos riscos de problemas, principalmente por estar em uma linguagem mais identificável.

Países que Aceitam a CNH Brasileira
Foto: Reprodução

Nesse sentido, a PID pode ser solicitada pela internet ou nos balcões do Detran de cada cidade. Vale lembrar que o processo deve ser feito antes da viagem. O preço varia bastante, mas no geral fica na casa dos R$200 a R$300, a depender das definições do Detran.


Dicas para dirigir fora do Brasil

Veja algumas dicas fundamentais para dirigir fora do Brasil:

1. Procure todas as informações

Antes de fazer qualquer viagem, pesquise bastante sobre as regras no país. Busque em sites dos consulados e em plataformas oficiais. Entenda que a dificuldade de encontrar informações pode complicar a vida do turista. Por isso, pesquise tudo bem antes.

2. Emita a PID

Para razões de garantia, vale a pena solicitar a Permissão Internacional antes de viajar. O preço é relativamente baixo em comparação com todo o processo de passagem e estadia. Para não ter problemas, compensa levar o documento na bagagem.

3. Tire a carteira local

Quem pretende morar em outro país pode precisar tirar uma carteira no local. Em países como Portugal, o brasileiro pode manter a CNH, mas em outras regiões, é fundamental que o morador solicite o documento válido no território em que está residindo.

4. Porte todos os documentos

É importante que o motorista esteja com a CNH e a PID para dirigir em outros países. Além disso, o passaporte e o documento de aluguel ou de compra do veículo são essenciais em qualquer condição.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Kelly Sampaio
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2016, atua como redatora do portal, sempre trazendo informações atualizadas sobre como cidadãos podem participar de programas sociais para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação de forma grátis (CNH Social).