CNH para Menor de Idade 2024? Projeto de Lei e Notícias

A proposta de CNH para menor de idade 2024 segue em tramitação no Brasil com um projeto que promete reduzir a idade para os 16 anos, mas você precisa entender tudo sobre o assunto, confira!

Foto de uma CNH
Foto: Reprodução

Conheça o Projeto de Lei para a CNH para menor de idade 2024

O Projeto de Lei 314/23 foi criado para propor a CNH para menor de idade 2024. De acordo com o texto sugerido pelo deputado Roberto Duarte, se os jovens entre 16 e 18 anos podem votar, também teriam o direito de tirar a primeira habilitação antes da maioridade.

Foto do deputado
Foto: Reprodução

 

A proposta estabelece que a Permissão para Dirigir será válida por dois anos para os menores de 18 anos e por um ano para os maiores de 18 anos. A Carteira Nacional de Habilitação será concedida ao final do prazo da Permissão, desde que o condutor não tenha acumulado pontos para cancelá-la.


Foi aprovado a CNH para menor de idade 2024?

Até o começo de 2024, o projeto de lei do deputado Roberto Duarte ainda não teve uma definição oficial. A última atualização do projeto data ainda de março de 2023, contando com a apresentação do texto para análise dos órgãos responsáveis.

Ainda não há projeção ou resolução prévia sobre a situação, que deverá passar pelas casas até a aprovação. Portanto, até o presente momento, ainda não foi aprovada a CNH para menor de idade em 2024. Por isso, a legislação mantém-se da maneira que é há muito tempo.


O que diz a lei sobre a CNH para menor de idade 2024?

A legislação brasileira não permite a CNH para menor de idade em 2024, e os atuais cidadãos brasileiros só podem iniciar o processo para tirar a carteira assim que completar os 18 anos de idade.

Foto de uma CNH
Foto: Reprodução

Uma outra questão é sobre os cidadãos emancipados, visto que a lei permite a emancipação aos 16 anos para uma série de outras funcionalidades. Porém, não há a possibilidade da emancipação para a CNH para menor de idade 2024.


Como tirar a carteira de habilitação?

Tirar a primeira habilitação no Brasil é um processo que requer algumas etapas e cuidados específicos. Os primeiros passos começam pelo exame médico e psicotécnico, e após a aprovação, o futuro motorista precisa matricular-se em um centro de formação.

Na Autoescola, o condutor passará por aulas teóricas sobre legislação de trânsito, primeiros socorros, direção defensiva e noções básicas de mecânica.após concluir as aulas teóricas, é necessário realizar o exame teórico no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do estado onde reside.

Foto de uma CNH
Foto: Divulgação

Com a aprovação nesse exame, o próximo passo é iniciar as aulas práticas de direção veicular. Geralmente, são necessárias aulas em simulador de direção e aulas práticas em vias públicas, sob a supervisão de um instrutor credenciado.

Após completar a carga horária de aulas práticas exigida pelo DETRAN, o aluno pode agendar o exame prático de direção. Esse exame consiste em demonstrar habilidades de condução veicular em situações reais de trânsito, como estacionamento, baliza, mudança de faixa, entre outros.

Com a aprovação nos exames teórico e prático, o futuro condutor recebe a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) provisória. Durante um ano, o condutor recém-habilitado está sujeito à chamada “Permissão para Dirigir”, período em que deve respeitar todas as normas de trânsito para não ter a CNH suspensa.


Qual o preço da primeira habilitação?

O preço da carteira de motorista no Brasil depende de uma série de fatores como categoria e localização no país. Por fim, no que se refere às carteiras A ou B, o preço em 2024 costuma ficar na faixa dos 2.500 a 3.500 reais no mercado nacional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Kelly Sampaio
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2016, atua como redatora do portal, sempre trazendo informações atualizadas sobre como cidadãos podem participar de programas sociais para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação de forma grátis (CNH Social).