Nova regra vai permitir cancelamento da CNH

Você sabia que uma nova regra vai permitir cancelamento da CNH? Por mais que pareça uma medida brusca, é uma excelente saída para quem pretende cancelar as obrigatoriedades de algumas categorias; confira!

Nova regra vai permitir cancelamento da CNH
Foto: Divulgação

Entenda como a nova regra vai permitir o cancelamento da CNH

No final de abril de 2024, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou um comunicado importante sobre as carteiras de motorista brasileiras. A partir de agora, o condutor pode solicitar o cancelamento da CNH sem justificativa ou processo de aplicação.

De acordo com o conselho vinculado ao Ministério dos Transportes, o condutor que solicitar o cancelamento da CNH terá o seu registro completamente retirado do Renach, Registro Nacional de Condutores Habilitados.

Nova regra vai permitir cancelamento da CNH
Foto: Divulgação

Dessa maneira, acontecerá um apagamento completo dos registros como motorista. E quem quiser retomar a permissão para dirigir, terá que começar um novo processo, tal qual a primeira habilitação.

[lazy_recomendador]

acima_titulo= VEJA!

titulo= Qual o valor da primeira habilitação?

desc=  Veja o Preço de Cada Região do Brasil!

botao= VER AGORA

sub_botao=*Você permanecerá no site atual

link= https://cnhsocial.inf.br/qual-o-valor-da-primeira-habilitacao-2/

imagem= https://cnhsocial.inf.br/wp-content/uploads/2023/06/cnh3-min-1024×683-1.jpg

[/lazy_recomendador]


Qual a motivação para a nova regra que vai permitir o cancelamento da CNH?

De acordo com os especialistas, a medida vale para a CNH no geral em todas suas categorias, mas visa atender com mais assertividade os públicos C, D e E, principalmente que exercem atividade remunerada.

Isso porque tal público precisa realizar periodicamente o exame toxicológio, o que gera custos e gasta tempo. Dessa maneira, consegue ser importante para ex-profissionais que já se aposentaram ou que não trabalham mais com a área.

Vale ressaltar que a falta do exame toxicológico para os portadores de carteiras C, D e E pode gerar penalidades e multas, mesmo que o motorista não exerça mais a atividade ou esteja dirigindo um veículo de categoria diferente.


Quem pode pedir o cancelamento da CNH?

Segundo o Conselho de Trânsito, qualquer motorista com a situação da CNH regularizada pode solicitar o cancelamento do documento. Portanto, em caso de multas ou pendências, deverá ser preciso regularizar toda a situação.

Nova regra vai permitir cancelamento da CNH
Foto: Divulgação

Como pedir o cancelamento da CNH?

As opções vão depender de cada estado brasileiro, mas no geral, é preciso dirigir-se ao órgão de atendimento, como o Portal UAI em Minas Gerais e o Poupa Tempo, em São Paulo, bem como seus correspondentes em cada região.

Até mesmo ainda no começo de 2024, o cancelamento só era liberado em situações como óbito ou invalidez. Porém, a partir de agora pode-se fazer sem justificativas. Por isso, alguns sistemas podem não estarem atualizados, principalmente na versão digital.

Durante o processo, o motorista pode ser solicitado a apresentar documentos como comprovante de residência, identidade e a própria CNH que será cancelada, além de protocolar as assinaturas para validação.

Além disso, nos casos dos motoristas de carteiras C, D ou E, o pedido do cancelamento deve ser feito até o 30º dia após o vencimento do exame tecnológico, pagando multa a partir do 31º dia.

Nova regra vai permitir cancelamento da CNH
Foto: Divulgação

O governo não informou ainda mais detalhes sobre prazos ou sobre eventuais negativas em alguns casos. De toda maneira, vale aguardar novas resoluções, visto que é um recurso bem importante, mas ainda muito recente.


Conheça o rebaixamento da CNH

A resolução do Conatran criou uma alternativa para o cancelamento da CNH. Na verdade, os motoristas das categorias C, D ou E podem solicitar o rebaixamento para as carteiras A ou B, bem como a AB.

Com isso, o motorista que exercia alguma atividade profissional, pode continuar a guiar carro e/ou moto, a depender das categorias que já tinha anteriormente. Por sua vez, ficará livre da obrigatoriedade do exame toxicológico, que não incide sobre os motoristas das categorias A e B.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Kelly Sampaio
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2016, atua como redatora do portal, sempre trazendo informações atualizadas sobre como cidadãos podem participar de programas sociais para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação de forma grátis (CNH Social).