A nova CNH brasileira 2024 já traz as importantes mudanças relativas à prazo de validade e disposição de design com cores e dispositivos de segurança. Por isso, fique de olho nas alterações e conheça tudo sobre a nova CNH brasileira 2024; confira!
O que mudou na CNH Brasileira?
As mudanças mais importantes na CNH foram em relação à data de validade e à pontuação. Agora, os motoristas até os 49 anos de idade podem usar a CNH por 10 anos. Já dos 50 aos 69 anos de idade o período é de 5 anos e 3 anos de validade para os motoristas acima dos 70 anos de idade.
Além disso, a pontuação da CNH Brasileira depende do comportamento do motorista. Nesse sentido, as novas regras preveem de 20 a 40 pontos, a depender das multas recebidas ao longo dos últimos 12 meses. Logo, quem não sofreu grandes multas pode pegar até os 40 pontos válidos por 1 ano.
O novo design da CNH Brasileira
A legislação alterou bastante o design da CNH, principalmente com o objetivo de internacionalizar os padrões da autorização para dirigir. Assim, na parte inferior do documento, o Código retirou as informações de observações, assinatura, local e data de emissão.
No lugar, a CNH Brasileira inseriu novas categorias no documento. A medida não altera a categorização de acordo com o tipo de veículo permitido. Assim, a divisão ainda continua da seguinte maneira:
- Categoria A: motos, motonetas e triciclos;
- Categoria B: carros de passeio;
- Categoria C: B + caminhão, caminhonete e van de carga;
- Categoria D: B + C + ônibus e micro-ônibus;
- Categoria E: B + C + D + veículos com unidade acoplada.
A nova configuração da CNH também apresenta números, trazendo a seguinte classificação:
- ACC, A, A1, B, B1, C, C1, D, D1, BE, CE, C1E, DE e D1E.
Dentro do Brasil, não mudou em nada, mas os desenhos gráficos indicam o tipo de veículo que o condutor pode dirigir, tudo porque em outros países do mundo, podem haver maiores divisões de acordo com a capacidade de motorização do veículo.
Segunda Via CNH 2024: Como Solicitar, B.O, Passo a Passo e Dicas.
A assinatura do condutor agora fica junto da foto do motorista, seguindo os padrões internacionais. Nesse sentido, também foi mudada a paleta de cores, agora com tons mais claros de verde, amarelo, cinza e azul.
Outra preocupação importante se refere à segurança do documento, com novas tintas especiais fluorescentes com maior relação à luz UV. Além disso, conta com novas impressões de códigos atualizados, tal qual outros documentos como o passaporte.
Como emitir a nova CNH?
De acordo com a legislação, não é preciso trocar a CNH. Na verdade, o novo modelo começa a ser utilizado nas renovações e nas primeiras habilitações emitidas. Dessa maneira, o ideal é pegar a nova CNH quando for renovar o documento.
Países que Aceitam a CNH Brasileira: Mão Inglesa, Europa, Ásia e Américas.
Atualmente, boa parte dos estados brasileiros permitem a realização de todo o processo de renovação pela internet. Para isso, é preciso acessar o site do Detran de cada região e selecionar o menu de Renovação da CNH.
O sistema do Detran realizará uma marcação em uma clínica especializada para os exames físicos. No ato, o motorista precisa pagar o exame. Após receber a liberação, pode pagar a taxa de renovação da CNH.
Nesse sentido, o preço varia bastante em cada região do Brasil, geralmente variando entre R$50 e R$250. Após o pagamento de todas as taxas, o motorista recebe em casa a nova CNH seguindo todo o padrão impresso a partir de 2022.