Emplacamento Digital 2023: Como funciona? Regras e Solicitação
O emplacamento digital 2023 chegou ao Brasil e promete melhorar a vida dos motoristas. A princípio, essa nova modalidade vai ajudar milhares de condutores e facilitar o sistema. Então, acompanhe a seguir como solicitar, as regras e como funciona o processo do emplacamento digital 2023. Confira!
Conteúdo
Emplacamento digital 2023
A princípio, o emplacamento 2023 tem o objetivo de realizar o registro do veículo junto ao Departamento de Trânsito – Detran, de cada estado brasileiro.
Nesse sentido, a liberação da placa do veículo segue uma ordem. Ou seja, uma sequência é de 3 letras e 4 números.
Além disso, a cor da placa também muda conforme as atividades realizadas por aquele veículo e seu proprietário. Por exemplo, se executa funções para órgãos públicos, privados, ou se os carros são particulares.
✓ Veja mais informações sobre a CNH Social:
Desse modo, é de responsabilidade do Detran conduzir todo o processo de emplacamento veicular desde a fase inicial até o final.
Os documentos para dar início ao processo, são os conhecidos entre os motoristas. São eles:
- Documento de identificação com foto (RG e CPF);
- Comprovante de residência;
- CNH;
- Questionário corretamente preenchido com os dados do Renavam;
- Nota fiscal da concessionária com a presença do Chassi.
Veja a seguir, o passo a passo para a realização do serviço de emplacamento:
- Efetuar o pagamento da taxa referente ao serviço;
- Solicitar o procedimento de combinação para a confecção da placa do veículo;
- Pagar as alíquotas estabelecidas pelo órgão responsável. Ou seja, o Detran.
Entretanto, é importante ressaltar que não é permitido trafegar com o veículo sem o devido emplacamento. Exceto nos casos de transporte do veículo após a compra para o local onde será realizado o serviço.
Por fim, o prazo para emplacamento é de 15 dias. Em seguida. acompanhe mais detalhes sobre como irá funcionar o emplacamento digital 2023:
Como funciona o emplacamento digital?
Como já mencionamos, o emplacamento é um processo obrigatório para todos os donos de veículos. Contudo, agora é possível fazer esse procedimento de forma mais simples por meio do emplacamento digital 2023.
Portanto, o processo toma menos tempo que o emplacamento convencional. A princípio, é importante destacar que por se tratar de um processo novo, o formato eletrônico para o serviço só está sendo liberado para os veículos novos.
Nesse sentido, o programa chamado de Primeiro Emplacamento Inteligente – PEI, pode ser feito diretamente na concessionária no momento da compra.
✓ Fique por dentro do Programa para conquistar sua CNH grátis:
Contudo, para que a concessionária tenha autorização para fazê-lo, é necessário ter uma parceria com o Detran do seu estado e efetuar um cadastro prévio.
Dessa forma, as ações agilizam todo o processo, além de ser uma forma de atrair o cliente para sua loja, uma vez que ele não precisa se dirigir até o Detran da cidade para dar entrada na documentação do veículo.
Então, com o serviço oferecido pela revendedora, o motorista já pode sair da loja com a guia de licenciamento e o Certificado de Registro de Licenciamento Veicular – CRLV na modalidade eletrônica.
Em seguida, veja alguns detalhes a respeito das regras para poder utilizar a placa digital 2023 :
Como fazer o licenciamento do carro
De antemão, o licenciamento feito com o emplacamento digital 2023 acontece de forma rápida e fácil, também pela própria revendedora.
Desse modo, o documento é oferecido na modalidade digital e o condutor pode ter acesso ao sistema por meio do aplicativo Carteira Digital Eletrônica.
Entretanto, é importante ressaltar que, apesar dos documentos fornecidos serem na forma digital, o condutor que desejar ter o certificado físico, pode acessar o portal oficial do Detran do seu município e solicitar o download.
Para mais informações sobre o emplacamento digital, você pode assistir ao vídeo que disponibilizamos abaixo e continuar acompanhando nosso portal!