A correria do dia a dia pode fazer com que muitos esqueçam de pagar algumas contas em dia. Nesse sentido, vamos falar sobre como pagar o IPVA e licenciamento 2023 atrasado. Por isso preparamos este artigo com dicas e um passo a passo sobre como pagar o IPVA e licenciamento 2023 atrasado!
Conteúdo
Como faço para pagar IPVA e licenciamento atrasado?
A princípio, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, é um tributo que deve ser pago obrigatoriamente pelos proprietários de veículos.
Desse modo, o valor é cobrado todos os anos pelo Departamento Estadual de Trânsito, que estabelece a cobrança, valores e prazos para pagamento. Ou seja, o valor venal e a alíquota formam o valor do IPVA.
Além disso, é importante seguir o calendário estabelecido pelo órgão de trânsito à risca. Nela são informadas as datas, descontos e todas as informações sobre pagamento na modalidade cota única e também o parcelamento do IPVA.
Contudo, é importante ressaltar que para prosseguir com o licenciamento, o IPVA deverá ser pago antecipadamente. Assim, o acesso aos valores, e multas, são realizadas através do portal. Veja mais informações a seguir.
Por isso, é importante saber como pagar o IPVA e Licenciamento 2023 atrasado. Falaremos mais a seguir.
✓ Veja mais informações sobre a CNH Social:
O que é o Licenciamento 2023
Já o licenciamento 2023 é um documento que precisa ser pago e regularizado todos os anos pelos proprietários de veículos. Desse modo, os motoristas podem transitar com os veículos de forma regular.
Desse modo, o Detran de cada estado consegue acompanhar e verificar se existem débitos ou pendências por parte dos motoristas. Pois do contrário, o condutor não pode trafegar com o carro irregular.
Outro aspecto importante a ressaltar é que o processo de licenciamento 2023 pode ser um mais burocrático em alguns estados.
Ou seja, além de precisar regularizar os documentos, o motorista precisa passar por uma vistoria veicular e uma análise de condições de segurança.
Antigamente, o Detran emitia o documento de forma física. Entretanto, o CRLV já é entregue de forma virtual. Dessa forma, o motorista terá sempre o documento em seu celular, que possui valor igual o físico.
“É importante que o cidadão evite circular com o veículo de forma irregular, o que pode acarretar em infração de trânsito”, orienta o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita.
Fonte: Portal Globo
Agora que você compreendeu o que são os dois tributos, vamos entender como funciona o pagamento deles atrasado. Confira:
✓ Fique por dentro do Programa para conquistar sua CNH grátis:
Estou com IPVA e licenciamento atrasado?
A princípio, quitar os débitos com órgãos do governo é uma das principais preocupações de quem possui veículos. Especialmente se ele for ferramenta de trabalho.
Nesse sentido, caso o Departamento de Trânsito entre em contato por meio de telefone, e-mail ou correspondência, é dever do contribuinte acessar o portal oficial e consultar seus débitos.
Além do IPVA, o sistema vai emitir também a situação do licenciamento, seguro obrigatório, taxas e toda e qualquer multa que o contribuinte venha pendente.
Então, para ter acesso às pendências, basta seguir o passo abaixo para saber como pagar o IPVA e Licenciamento atrasado. Acompanhe:
- Primeiramente, acesse o portal oficial do Detran do seu estado;
- Em seguida, vá para a aba de serviços;
- Então, clique em “consultar”. Em seguida, preencha os dados solicitados.
Após realizar a consulta, os boletos ficam disponíveis para o pagamento, inclusive se estiverem vencidos. Contudo, outra forma de consultar suas pendências, é acessando o site oficial da Secretaria da Fazenda do seu estado, a SEFAZ.
Através do portal, o órgão vai emitir uma guia de pagamento IPVA e Licenciamento 2023 atrasado com juros e multas já corrigidos.
Por fim, é fundamental que o contribuinte não perca a data estabelecida, a fim de evitar novas multas adicionais sobre o acordo de pagamento.