Se você é morador do Rio Grande do Norte e tem o sonho de conquistar a primeira habilitação, o projeto CNH Social RN 2024 é para você! Seguindo as regras e requisitos, você pode efetuar sua inscrição e concorrer a uma das vagas. A seguir, acompanhe as principais informações sobre a CNH Social RN 2024!
Conteúdo
CNH Social RN 2024
O Rio Grande do Norte, assim como outros 17 Estados brasileiros, passou a disponibilizar o programa social que concede a chance de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica terem acesso à primeira habilitação, reciclagem ou inclusão de novas categorias.
Para participar do projeto, chamado de CNH Popular por lá, é necessário seguir as diretrizes definidas pelo programa. Além disso, é válido ressaltar que o programa oferece todo o suporte, desde exames até as aulas práticas, de forma 100% gratuita.
Desse modo, o objetivo principal da CNH Social RN 2024 é incluir a população de baixa renda nos processos de direção, mas também o de facilitar o acesso ao mercado de trabalho.
Isso porque muitas empresas já passam a exigir a habilitação como requisito necessário para preencher determinadas vagas de emprego. Então, o projeto é de extrema importância para igualar as oportunidades para a população.
A seguir, você confere os principais detalhes sobre a CNH Popular de Rondônia:
Quem pode solicitar a CNH Socila RN 2024?
A princípio, os interessados em participar do programa CNH Social RN precisam preencher os requisitos para ter a oportunidade de efetivar sua inscrição no programa social.
Portanto, antes de dar início ao seu cadastro, é necessário conhecer as regras estabelecidas pelo Detran-RN para ter a chance de ser aprovado pelo órgão. Confira a seguir os requisitos exigidos:
- Ter entre 18 e 27 anos completos;
- Renda individual de até 3 salários mínimos vigentes no ano;
- Ter residência no Estado do Rio Grande do Norte;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- Possuir RG, CPF e comprovante de endereço em seu nome ou nome dos pais;
- Ser alfabetizado.
Se você preencher todos os requisitos, então poderá prosseguir com sua inscrição no projeto CNH Social RN 2024.
Documentos exigidos
No momento de fazer sua inscrição para a CNH Popular do Rio Grande do Norte, você deverá preencher um formulário com seus dados pessoais. Porém, alguns Estados costumam solicitar que o candidato envie fotos de seus documentos.
Sendo assim, os candidatos deverão enviar:
- Cópia do RG e CPF;
- Cópia da Carteira de trabalho do candidato e dos residentes que vivem no mesmo endereço;
- Cópia de um comprovante de residência de, no máximo, 3 meses;
- Certidão de nascimento das crianças ou demais membros que não possuam RG.
Inscrições CNH Social RN 2024
Atualmente, as inscrições para a CNH Social RN 2024 são feitas de forma online. Desse modo, não há necessidade de comparecer a uma sede do Detran para formalizar a inscrição ou regularizar a habilitação popular.
Pensando nisso, elaboramos um passo a passo de como você pode fazer sua inscrição no projeto. Confira:
- Entre na página oficial do Detran/ RN clicando aqui;
- Caso já esteja no período das inscrições, clique na aba “CNH Popular”;
- Em seguida, preencha os campos em branco com todas as informações solicitadas;
- Então, informe qual categoria de CNH você tem interesse. Pode escolher entre A (para motos) ou B (carros);
- Depois, você será redirecionado a uma página com questionário para ser respondido;
- Desse modo, responda o questionário socioeconômico a respeito de sua renda mensal;
- Por fim, clique em finalizar o processo.
Após efetuar a inscrição, seus dados serão analisados pelo sistema do Detran RN. Assim, caso seus dados sejam aprovados, o órgão entrará em contato para formalizar o processo da CNH Popular.
Cronograma de inscrições
Caso você tenha interesse em participar do programa CNH Social RN 2024, saiba que é preciso estar atento às datas liberadas pelo Detran do Estado. Assim, você garante sua inscrição no prazo limite.
Entretanto, as inscrições para a habilitação popular RN ainda não foram abertas. Por isso, sempre fique de olho no portal oficial do Detran-RN.