O CNH Social PA 2023 tem auxiliado de forma direta pessoas carentes e que desejam uma oportunidade para tirar habilitação. Por conta disso, separamos detalhes sobre o CNH Social PA 2023. Confira a seguir.
Conteúdo
CNH Pai d’égua 2023
A CNH Social no Estado do Pará é direcionada às pessoas de baixa renda que desejam fazer a primeira habilitação ou realizar a aquisição de novas categorias.
Antes de mais nada, assim como em outros estados, a principal função do programa é minimizar as disparidades sociais e proporcionar à população carente uma qualidade de vida melhor.
Isso pode ser explicado pelo fato de que o indivíduo habilitado tem maiores chances de ser contratado, já que algumas empresas inclui a carteira nacional de habilitação como um dos requisitos necessários.
Por meio do programa social CNH Pai D’égua, os paraenses podem fazer a solicitação da CNH desde que cumpra os requisitos estabelecidos pelo programa. Veja a seguir mais informações e saiba como funciona o CNH Social PA 2023.
Como tirar CNH gratuita no Pará?
O CNH Pai d’égua é um programa de gratuidade da Carteira Nacional de Habilitação no Pará.
O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado na qual possibilita que pessoas de baixa renda inscritos no Cadastro Único do Governo Federal possam solicitar a documentação de forma gratuita.
Vale lembrar que o programa conta com editais que são liberados periodicamente nos quais os interessados precisam cumprir os requisitos, assim como se inscrever nos prazos pré-determinados pelo Governo do Estado.
Confira mais informações e saiba quem pode se inscrever no programa.
Quem pode se inscrever na CNH Social PA 2023?
De acordo com o Governo do Estado, para ter direito ao programa CNH Grátis é necessário está incluso nos requisitos do programa. São eles:
- Ser Alfabetizado;
- Ter mais de 18 anos;
- Ser beneficiários de algum programa social do governo;
- Comprovar renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
- Estudante de escola pública;
- Desempregados pelo prazo mínimo de um ano;
- Ser inscrito no cadastro único do Governo Federal.
Apesar de ainda não ter data definida, os editais são liberados com frequência através do portal do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Pará- Detran.
Inscrição CNH Social PA 2023
Para se inscrever no programa é preciso identificar se você estar incluso nos requisitos da CNH grátis.
Caso a resposta seja positiva, será necessário acessar o Portal oficial do DETRAN do Pará. Para isso, basta seguir o passo-a-passo abaixo:
- Acesse o portal do Detran do Pará clicando aqui;
- Vá para CNH social ou CNH pai d’égua;
- Insira os dados pedidos e realize o das informações.
Caso você tenha perdido o protocolo de acompanhamento da sua inscrição, basta acessar o site do programa Clicando aqui.
Através do portal também é possível identificar a lista de classificados, aqueles que conseguiram uma oportunidade para realização, aquisição de categorias ou reciclagem da CNH.
Quando abre inscrição para CNH Social no Pará?
Apesar de ainda não terem datas estabelecidas, geralmente as inscrições do programa social de CNH no Pará acontecem nos meses de outubro e novembro.
De acordo com informações, o último edital contou com cinco mil vagas, sendo que 3000 direcionada para a CNH Metropolitana.
A região metropolitana do Pará engloba cidades como Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Santa Isabel do Pará. Já as 2000 vagas restantes foram direcionadas para o CNH interior, isto é, direcionadas para os demais municípios.
É importante mencionar também que o programa social conta com políticas públicas. 10% das vagas são reservadas para as pessoas com deficiência- PCD.
Além disso, 30% das vagas são para mulheres e 30% para estudantes na faixa etária de 18 até 25 anos.
Neste caso, é preciso ter concluído ensino médio e como comprovar a informação através de certificado emitido pela Secretaria do Estado de Educação do Pará Seduc ou órgãos similares.
Quais categorias são disponibilizadas?
O Governo do Estado informa que as categorias disponibilizadas pelo programa CNH Social do Pará são:
- Adição da categoria A ou B;
- Mudança para categoria D.
É importante lembrar que há um percentual estabelecido para distribuição de vagas.
50% das oportunidades são para as pessoas que ainda não tiraram a primeira habilitação, 25% para adição da categoria A ou B e 25% para mudança de categoria de B para D.
Por fim, para mais detalhes sobre CNH Social PA 2023, continue acompanhando nosso portal.