CNH Com Chip 2019: Como Funciona? Emissão

Você já ouviu falar nas novidades da CNH Com Chip 2019? Essa ação passou a ser estudada, para melhorar a praticidade de apresentação desse documento não só para os motoristas. Com mais informações presentes a CNH Com Chip 2019 pode está querendo muitos galhos para os profissionais que precisam conferir essa documentação tão importante.

CNH Com Chip 2019

CNH Com Chip 2019

De acordo com o órgão, a proposta é que no futuro a nova CNH com chip 2019 tenha a ver não somente com a identificação dos motoristas, mas também para realizar o pagamento de tarifas do pedágio, metrô ou ônibus. Uma outra possibilidade é de usar o documento como identificação biométrica.

✓ Veja a lista de aprovados na CNH Social!

Ainda de acordo com o Contran, a CNH com chip 2019 deverá ser utilizada como uma nova carteira de identidade, podendo ser utilizada para controle de acesso a universidades, estacionamentos e outros locais públicos.

Para lhe auxiliar a entender todos os processos da CNH inteligente, veja os tópicos abaixo com todas as informações que reunimos!


Quando a CNH com chip 2019 será aplicada?

A CNH recentemente passou por mudanças. Em janeiro de 2018, o documento passou a ser emitido em um novo formato, com mais itens de segurança, marcas d’água e itens holográficos.

✓ Veja como realizar a inscrição para a CNH Social 2019!

Mas, a partir do primeiro semestre as CNH com chip 2019 serão emitidas a todos os motoristas que tiverem passado nas provas teóricas e práticas concedidas pelo DETRAN de cada estado.

Atualmente, pouco foi divulgado sobre os detalhes dos preços que serão cobrados para obter uma nova habilitação nesse modelo ou renovar a antiga que já possui.

✓ Saiba como ter a CNH Digital 2019 no celular! 

Ou seja, quem estiver com já possui a sua habilitação no modelo tradição, não possui a obrigação em renovar esse documento para o novo modelo.. A renovação será realizada somente quando a anterior expirar o prazo de validade. 

Atenção: O documento é válido por cinco anos para quem tem até 65 anos de idade – acima disso o prazo cai para três anos!


Como tirar a CNH com chip 2019?

Apesar dos formatos estarem se tornando diferentes, o processo para retirar a CNH com chip 2019 é o mesmo já conhecido.

Veja:

  • Cadastro no Detran do seu estado: Você deverá se dirigir ao Detran da sua região para realizar o seu cadastro. Muitos Detrans oferecem esse serviço online;
  • Coleta da Biometria: Alguns estados já estão exigindo a coleta das suas digitais, então, se informe;
  • Exame Médico: Exame obrigatório para avaliar a aptidão física e mental do cidadão;
  • Avaliação psicológica: Você deverá fazer esse exame em uma clínica credenciada do Detran;
  • Autoescola: Matricule-se em uma Auto Escola e inicie as suas aulas;
  • Prova teórica: Depois do curso realizado, será obrigatório a realização da prova teórica;
  • Prova prática: Esta prova é a mais aguardada. Este teste é totalmente prático, no qual você deverá dirigir um carro junto com o instrutor do Detran;
  • Emissão do documento: Esta é a etapa final, onde será emitido o seu documento, caso seja aprovado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sair da versão mobile