CNH Com Chip 2019: Como Funciona? Emissão

Você já ouviu falar nas novidades da CNH Com Chip 2019? Essa ação passou a ser estudada, para melhorar a praticidade de apresentação desse documento não só para os motoristas. Com mais informações presentes a CNH Com Chip 2019 pode está querendo muitos galhos para os profissionais que precisam conferir essa documentação tão importante.

CNH Com Chip 2019

CNH Com Chip 2019

CNH Com Chip 2019

De acordo com o órgão, a proposta é que no futuro a nova CNH com chip 2019 tenha a ver não somente com a identificação dos motoristas, mas também para realizar o pagamento de tarifas do pedágio, metrô ou ônibus. Uma outra possibilidade é de usar o documento como identificação biométrica.

✓ Veja a lista de aprovados na CNH Social!

Ainda de acordo com o Contran, a CNH com chip 2019 deverá ser utilizada como uma nova carteira de identidade, podendo ser utilizada para controle de acesso a universidades, estacionamentos e outros locais públicos.

Para lhe auxiliar a entender todos os processos da CNH inteligente, veja os tópicos abaixo com todas as informações que reunimos!


Quando a CNH com chip 2019 será aplicada?

A CNH recentemente passou por mudanças. Em janeiro de 2018, o documento passou a ser emitido em um novo formato, com mais itens de segurança, marcas d’água e itens holográficos.

✓ Veja como realizar a inscrição para a CNH Social 2019!

Mas, a partir do primeiro semestre as CNH com chip 2019 serão emitidas a todos os motoristas que tiverem passado nas provas teóricas e práticas concedidas pelo DETRAN de cada estado.

Atualmente, pouco foi divulgado sobre os detalhes dos preços que serão cobrados para obter uma nova habilitação nesse modelo ou renovar a antiga que já possui.

✓ Saiba como ter a CNH Digital 2019 no celular! 

Ou seja, quem estiver com já possui a sua habilitação no modelo tradição, não possui a obrigação em renovar esse documento para o novo modelo.. A renovação será realizada somente quando a anterior expirar o prazo de validade. 

Atenção: O documento é válido por cinco anos para quem tem até 65 anos de idade – acima disso o prazo cai para três anos!


Como tirar a CNH com chip 2019?

Apesar dos formatos estarem se tornando diferentes, o processo para retirar a CNH com chip 2019 é o mesmo já conhecido.

Veja:

  • Cadastro no Detran do seu estado: Você deverá se dirigir ao Detran da sua região para realizar o seu cadastro. Muitos Detrans oferecem esse serviço online;
  • Coleta da Biometria: Alguns estados já estão exigindo a coleta das suas digitais, então, se informe;
  • Exame Médico: Exame obrigatório para avaliar a aptidão física e mental do cidadão;
  • Avaliação psicológica: Você deverá fazer esse exame em uma clínica credenciada do Detran;
  • Autoescola: Matricule-se em uma Auto Escola e inicie as suas aulas;
  • Prova teórica: Depois do curso realizado, será obrigatório a realização da prova teórica;
  • Prova prática: Esta prova é a mais aguardada. Este teste é totalmente prático, no qual você deverá dirigir um carro junto com o instrutor do Detran;
  • Emissão do documento: Esta é a etapa final, onde será emitido o seu documento, caso seja aprovado.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

CNH Com Chip 2019: Como Funciona? Emissão