A Segunda Via CNH 2024 é a nova impressão da Carteira Nacional de Habilitação que o Detran de cada estado disponibiliza para casos de perda ou de desvio do documento. Por isso, fique de olho em tudo que você precisa saber para tirar a segunda via CNH 2024; confira!
Conteúdo
Perdi a CNH Definitiva, e agora?
A CNH é o documento necessário para conduzir qualquer veículo em território nacional. Porém, a correria do dia a dia pode causar alguns problemas, como perder a CNH. E esse momento é difícil, visto que é delicado ter o documento válido por aí.
O primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência, o famoso B.O., sobre a perda da CNH. O registro pode ser feito em uma Delegacia da Polícia Civil ou mesmo pelo site, o que vai depender de cada cidade do Brasil, que oferece as possibilidades de registro de B.O.
Independentemente do meio de registro do BO, o cidadão terá o documento comprovando que a CNH foi perdida, evitando problemas em decorrência do uso da Carteira de má-fé.
Como tirar a 2ª via da CNH?
Para ter novamente a CNH física, o cidadão precisa solicitar a 2ª via da CNH. O cidadão precisa acessar o site do Detran do estado, solicitando a aba ‘serviços’ do portal e procurar por ‘Segunda via da CNH‘, o principal serviço nesse sentido oferecido pelo site.
O sistema do Detran solicita alguns documentos, como identidade/RG e comprovante de residência. Outros registros como o próprio BO podem ser requisitados no momento de solicitar a segunda via. Vale ressaltar que é possível pedir o documento não apenas por perda, mas por qualquer outra razão.
Por fim, o Detran pede o pagamento da taxa de emissão da segunda via, o que varia também de estado para estado. Porém, o preço médio fica na faixa de 35 a 200 reais, os valores são bem variáveis de um estado para o outro dentro do Brasil.
Após o pagamento do boleto bancário da taxa, o cidadão irá receber a segunda via impressa do documento em casa ou no local de retirada informados no momento da solicitação.
Pode dirigir enquanto espera a segunda via?
O condutor não pode dirigir sem o documento. Portanto, enquanto aguarda a segunda via impressa do documento, não é possível dirigir. Tudo porque o CTB prevê multa em caso de ausência do documento, independentemente da razão de não portar a CNH.
Já o condutor que tiver a versão digital da CNH pelo aplicativo da CDT pode dirigir sem problemas, visto que a CNH Digital tem a mesma validade legal do documento impresso. Porém, o digital só pode ser baixado com a presença da versão física, não podendo fazer o download após a perda.
E se for a CNH Provisória?
O condutor habilitado também pode solicitar a segunda via da CNH Provisória, a chamada Permissão Para Dirigir, ou PPD, que funciona no primeiro ano de habilitação. O processo é o mesmo, também válido pela ACC emitida para a condução de ciclomotores.
Dicas para não perder a CNH Definitiva
Veja dicas para conservar e não ter problemas com a CNH Definitiva:
1. Tenha a versão digital
Os condutores com carteiras físicas emitidas a partir de 2017 já contam com o QR Code impresso para fazer o download da versão digital. Por isso, é interessante contar com o aplicativo no smartphone, sendo uma boa opção para trafegar no dia a dia.
2. Guarde com cuidado
Mesmo com a CNH Digital no celular, é preciso cuidar do documento físico. Por isso, mantenha a mesma conservação, guardando a CNH em um local seguro e evitando problemas.
3. Fique sempre atento
É preciso que o condutor fique extremamente atento, pois mesmo em caso de perder a CNH, é preciso ser rápido para fazer logo o B.O. e garantir a segurança o máximo possível.