Tabela do IPVA 2022: Calendário e Pagamento (Consulta por Estado)
Muitos condutores têm dúvida sobre as cobranças e querem ter mais informações sobre a tabela do IPVA 2022. Os prazos para pagamentos são estabelecidos de acordo com cada região, assim como as modalidades para quitação do débito. Para mais informações e detalhes sobre a tabela do IPVA 2022, continue acompanhando o texto a seguir!
Conteúdo
Como funciona o cálculo do IPVA?
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é uma taxa veicular obrigatória paga pelos motoristas. Anualmente, os valores devem ser pagos a fim de evitar irregularidades. Além disso, a realização do licenciamento 2022 só é possível após o pagamento de todas as pendências que estiverem inseridas no cadastro do motorista.
O cálculo é realizado levando em consideração o valor do veículo no mercado naquele ano em questão. A FIPE é utilizada como parâmetro de pesquisa de valores. Entretanto, os valores podem ser modificados a depender do veículo. Os carros novos têm o IPVA listado na nota fiscal, já os antigos têm tarifas acrescidas além de tributos e encargos.
O direcionamento dos valores arrecadados sofreu modificações desde a mudança do TRU para o IPVA 2022. Antes, tudo que era arrecadado era levado aos gastos referentes às estradas ou assuntos do setor de transporte.
Atualmente, a arrecadação do valor do IPVA fica retido para as despesas dos estados e municípios. Além disso, um percentual referente a 50% vai para o Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
Veja a seguir mais informações sobre a tabela do IPVA 2022.
Para que serve a tabela do IPVA 2022?
A tabela tem a principal intenção de informar os condutores sobre os valores a serem pagos levando em consideração o final da placa veicular. Além disso, o calendário conta com os prazos para quem decide realizar o pagamento em formato único ou na categoria parcelada.
Em algumas tabelas também são informados os descontos liberados para as pessoas que decidirem quitar o débito à vista. Outra principal intenção da tabela além de informar é evitar que existam pendências ou inadimplências junto ao órgão.
O não pagamento de impostos deste tipo também leva o cidadão a contrair uma dívida ativa, um cadastro dos governos (estadual, municipal e federal), que reúne dívidas públicas como o próprio IPVA, IPTU, multas de trânsito ou ambientais.
Fonte: Portal Creditas
O calendário fica disponível tanto nos Detrans quanto nos portais da Secretaria da Fazenda.
É importante lembrar que o pagamento pode ser em formato de boleto e pago nas agências lotéricas ou nos bancos conveniados, ou por meio de cartão de crédito. A forma de pagamento pode ser escolhida após a consulta de pendência.
No ato da consulta, todos os débitos, multas e pendências também podem ser apresentados ao motorista. Veja a seguir mais detalhes e saiba como acessar a tabela do IPVA 2022 e consultar os débitos.
Como consultar o calendário de pagamento?
A consulta deve ser feita por meio do portal do Detran do seu estado. As tabelas assim como os prazos variam de cada localidade. Outro fator que pode divergir é o quesito desconto.
✓ Veja alguns dos artigos mais buscados no site:
Para acessar sobre as facilidades de pagamento e as datas atribuídas ao seu estado, também é possível entrar no portal oficial da Receita Federal. Para analisar as dívidas, basta seguir o passo abaixo:
- Acessar o portal oficial do Detran e ir para serviços;
- Seguir para consulta e veículos;
- Clicar em IPVA e preencher os dados.
Os dados pedidos são o número do Renavam e a placa veicular. Para mais detalhes sobre a tabela do IPVA 2022 e os impostos veiculares, continue acompanhando o portal.