Saiba qual a capital brasileira tem o maior custo para tirar a CNH
Se você está pensando em habilitar-se, saiba qual a capital brasileira tem o maior custo para tirar a CNH, levando em consideração todos os pontos envolvidos para obter a documentação no Brasil; confira!
Conteúdo
Qual o processo para tirar CNH no Brasil?
Em primeiro lugar, todo o processo completo para tirar a primeira habilitação no Brasil depende da categoria da carteira, isso porque cada tipo tem suas exigências de aulas e de valores. Porém, a legislação de passos para seguir é a mesma independentemente da categorização.
Ao longo do processo, o cidadão precisa arcar om uma série de taxas, e a primeira delas é justamente a inscrição para iniciar o processo de solicitação dos exames. É possível fazer o procedimento sozinho, mas no geral, as pessoas costumam procurar uma autoescola.
Após protocolar a documentação, é preciso fazer os exames médicos e psicotécnicos em uma clínica autorizada pelo Detran. Uma vez aprovado, você pode dar início ao curso teórico de pelo menos 45 horas/aula.
Em seguida, ao finalizar as aulas, será preciso fazer a prova teórica do Detran. A avaliação consistem em 30 questões, sendo preciso acertar ao menos 21 delas. Uma vez aprovado, dará-se início ao curso prático.
Atualmente, será preciso cumprir o curso de 20 horas/aulas no veículo da categoria da habilitação. Após finalizadas as aulas, você realiza a prova prática e, uma vez aprovado, recebe a primeira habilitação.
Quais os valores para tirar a CNH?
O valor para tirar a CNH vai depender do estado brasileiro, afinal, as taxas são de competência do Detran. No geral, será preciso pagar os seguintes tipos de taxas:
- Taxa inicial
- Exame médico e psicotécnico
- Taxa do exame de legislação
- Exame de direção
- Emissão da CNH
Além disso, o motorista precisa pagar o curso teórico e o curso prático. Há estados em que é preciso pagar mais uma taxa de aluguel do veículo para a realização do exame prático.
Saiba qual a capital brasileira tem o maior custo para tirar a CNH
É bem difícil precisar a capital brasileira com o maior custo para tirar a CNH, afinal, todo o processo de carteira de motorista é bastante pessoal. Porém, dá para levar em consideração as taxas e valores das autoescolas.
De acordo com as pesquisas mais recentes, o estado com maiores valores para tirar carteira de motorista é o Rio Grande do Sul e, consequentemente, a capital mais cara é Porto Alegre.
Segundo as perspectivas para o ano de 2024, o preço médio para tirar a habilitação na capital é de cerca de R2.700 a R$3.000. Outra capital que também traz um custo bastante elevado é Belo Horizonte, que também fica na faixa dos 2,5 a 3 mil reais em 2024.
O que altera o preço da CNH?
É difícil precisar sempre a capital com o maior custo para tirar a CNH por conta da alta variação de um processo de habilitação. Em primeiro lugar, é possível repetir em qualquer dos processos, desde o exame médico e psicotécnico.
Cada ‘bomba’ nas provas também adiciona aulas extras e novas taxas para a refação dos exames. Além disso, os cursos das autoescolas também tem o preço variado a depender da estratégia da marca.
Isso porque há locais que oferecem desconto para obter a carteira AB, por exemplo, que reúne em um mesmo processo a habilitação para carro e para moto. Por isso, o que vale mesmo a pena é pesquisar bastante.