Saiba qual a capital brasileira tem o maior custo para tirar a CNH

Se você está pensando em habilitar-se, saiba qual a capital brasileira tem o maior custo para tirar a CNH, levando em consideração todos os pontos envolvidos para obter a documentação no Brasil; confira!

saiba qual a capital brasileira tem o maior custo para tirar a CNH
Foto: Divulgação

Qual o processo para tirar CNH no Brasil?

Em primeiro lugar, todo o processo completo para tirar a primeira habilitação no Brasil depende da categoria da carteira, isso porque cada tipo tem suas exigências de aulas e de valores. Porém, a legislação de passos para seguir é a mesma independentemente da categorização.

Ao longo do processo, o cidadão precisa arcar om uma série de taxas, e a primeira delas é justamente a inscrição para iniciar o processo de solicitação dos exames. É possível fazer o procedimento sozinho, mas no geral, as pessoas costumam procurar uma autoescola.

Após protocolar a documentação, é preciso fazer os exames médicos e psicotécnicos em uma clínica autorizada pelo Detran. Uma vez aprovado, você pode dar início ao curso teórico de pelo menos 45 horas/aula.

Em seguida, ao finalizar as aulas, será preciso fazer a prova teórica do Detran. A avaliação consistem em 30 questões, sendo preciso acertar ao menos 21 delas. Uma vez aprovado, dará-se início ao curso prático.

saiba qual a capital brasileira tem o maior custo para tirar a CNH
Foto: Reprodução

Atualmente, será preciso cumprir o curso de 20 horas/aulas no veículo da categoria da habilitação. Após finalizadas as aulas, você realiza a prova prática e, uma vez aprovado, recebe a primeira habilitação.


Quais os valores para tirar a CNH?

O valor para tirar a CNH vai depender do estado brasileiro, afinal, as taxas são de competência do Detran. No geral, será preciso pagar os seguintes tipos de taxas:

  • Taxa inicial
  • Exame médico e psicotécnico
  • Taxa do exame de legislação
  • Exame de direção
  • Emissão da CNH

Além disso, o motorista precisa pagar o curso teórico e o curso prático. Há estados em que é preciso pagar mais uma taxa de aluguel do veículo para a realização do exame prático.


Saiba qual a capital brasileira tem o maior custo para tirar a CNH

É bem difícil precisar a capital brasileira com o maior custo para tirar a CNH, afinal, todo o processo de carteira de motorista é bastante pessoal. Porém, dá para levar em consideração as taxas e valores das autoescolas.

De acordo com as pesquisas mais recentes, o estado com maiores valores para tirar carteira de motorista é o Rio Grande do Sul e, consequentemente, a capital mais cara é Porto Alegre.

saiba qual a capital brasileira tem o maior custo para tirar a CNH
Foto: Divulgação

Segundo as perspectivas para o ano de 2024, o preço médio para tirar a habilitação na capital é de cerca de R2.700 a R$3.000. Outra capital que também traz um custo bastante elevado é Belo Horizonte, que também fica na faixa dos 2,5 a 3 mil reais em 2024.


O que altera o preço da CNH?

É difícil precisar sempre a capital com o maior custo para tirar a CNH por conta da alta variação de um processo de habilitação. Em primeiro lugar, é possível repetir em qualquer dos processos, desde o exame médico e psicotécnico.

saiba qual a capital brasileira tem o maior custo para tirar a CNH
Foto: Divulgação

Cada ‘bomba’ nas provas também adiciona aulas extras e novas taxas para a refação dos exames. Além disso, os cursos das autoescolas também tem o preço variado a depender da estratégia da marca.

Isso porque há locais que oferecem desconto para obter a carteira AB, por exemplo, que reúne em um mesmo processo a habilitação para carro e para moto. Por isso, o que vale mesmo a pena é pesquisar bastante.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Kelly Sampaio
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2016, atua como redatora do portal, sempre trazendo informações atualizadas sobre como cidadãos podem participar de programas sociais para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação de forma grátis (CNH Social).