PID 2023: Como Solicitar, Valor e Países que Aceitam

Vai viajar para o exterior e está pensando em alugar um carro para trafegar por lá? Então, você precisa conhecer tudo sobre a PID 2023. Por isso, trouxemos um conteúdo completo sobre como solicitar a CNH internacional e quais as etapas para conseguir a PID 2023. Acompanhe.

PID 2023

O que é PID é para que serve?

A princípio, a Permissão Internacional para Dirigir 2023 – PID, é um documento traduzido com todas as informações contidas na carteira de motorista do cidadão. Ela é a CNH internacional e deve ser apresentada junto a sua atual CNH quando for locar um carro para dirigir em território estrangeiro.

Nesse sentido, as traduções incluídas são em alemão, árabe, chinês, espanhol, inglês, português e russo. Porém, vale ressaltar que a carteira de motorista internacional não substitui a sua atual CNH.

Além disso, a validade da PID é de até três anos ou a mesma que a da carteira de motorista, o que acontecer primeiro. Então, se você está pretendendo viajar ao exterior, e quer dirigir por lá, continue acompanhando o artigo para saber como solicitar sua PID 2023.

 ✓ Fique por dentro do Programa para conquistar sua CNH grátis:


Quando a PID 2023 é exigida?

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a PID 2023 é exigida em todos os países que estejam participando da Convenção de Viena.

Nesse sentido, as nações signatárias do acordo firmado em 1968 e promulgado no Brasil pelo Decreto nº 86.714 de 1981, concordaram em reconhecer a habilitação nacional dos cidadãos em questão.

Fonte: Roca do Mundo

Entretanto, a habilitação do país de origem deve ser acompanhada por uma “tradução certificada”, como determina o decreto. Ou seja, apresentar sua CNH atual juntamente com a PID.

Atualmente, 104 países fazem parte da Convenção e reconhecem o documento. Porém, há somente um país estrangeiro que permite que o motorista brasileiro dirija sem a necessidade da permissão: a Espanha.

Desse modo, a nação ibérica tem um acordo de reciprocidade com o Brasil, onde os cidadãos brasileiros podem conduzir veículos portando apenas sua CNH durante até 180 dias.

✓ Fique por dentro do Programa para conquistar sua CNH grátis:


Em quais países a CNH brasileira é válida?

Como mencionamos acima, a PID 2023 é aceita em todos os países participantes da Convenção de Viena. Portanto, ela fora dos países membro do acordo, ela não é aceita.

Além disso, a regra também se aplica a territórios com alfabetos asiáticos. Isso porque presume-se que o visitante não será capaz de compreender as informações da sinalização de trânsito. Esse é o caso da China e do Japão, por exemplo.

Fonte: Chapinha na Mala

Assim, para poder dirigir em um país que não reconhece a carteira internacional de motorista, é necessário se informar quanto às exigências locais, que geralmente exigem que se faça o curso e a prova de habilitação.


Como faço pra tirar a PID?

Agora que você já conhece os principais detalhes sobre a PID, que tal descobrir como pode solicitar a sua? Antes de mais nada, vale ressaltar que para conseguir o documento, você já deve possuir sua CNH dentro do prazo de validade e não estar com o documento suspenso ou cassado.

Então, você deve requerer o documento junto ao Detran de seu estado, indo até o órgão ou pela internet.

Entretanto, o serviço de solicitação da PID 2023 pela internet só está disponível em alguns estados. Nestes casos, você deve acessar o site do Detran do estado que emitiu sua habilitação e procurar pela seção correspondente à PID.

Fonte: Viaja que Passa

Desse modo, vai  preencher um formulário, confirmar a requisição e, então, pagar a taxa administrativa de emissão ao órgão de trânsito. Além disso, você também deve pagar uma taxa de envio pelos Correios para receber o documento no endereço cadastrado.

A solicitação da Permissão Internacional para Dirigir no Detran PR, por exemplo, pode ser pedida clicando aqui!

Para fazer a solicitação presencialmente, você pode comparecer ao Detran do estado que emitiu sua habilitação. De preferência, leve seus documentos originais e cópias da Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Identidade (RG) e CPF.

Então, pague a taxa de emissão da PID e a taxa de envio pelos Correios. Porém, você também pode optar por retirar o documento pessoalmente no Detran de seu município.


Quanto custa para tirar o PID 2023?

Em relação ao valor, ele vai variar em casa estado, mas deve ser algo entre R$ 170 a R$ 300.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sair da versão mobile