O IPVA 2022 é um imposto veicular de maior importância para os proprietários de veículos. Contudo, mesmo com a obrigatoriedade de pagamento, nem todos sabem como acessar os valores, as tabelas e as datas de pagamento. Sendo assim, acompanhe o texto abaixo e veja mais sobre o IPVA 2022!
O que é IPVA?
O IPVA é um tributo de categoria obrigatória e que deve ser pago anualmente. Como é de responsabilidade do estado, cada Detran estabelece os valores quanto às datas para pagamento do imposto. Geralmente, o final da placa veicular que estabelece o dia em que será pago o imposto. Contudo, em algumas situações e regiões os valores são pagos de acordo com a cota única, ou seja, uma mesma data independentemente da placa do veículo.
O IPVA foi criado para substituir a TRU. A Taxa Rodoviária única se difere do IPVA também devido ao encaminhamento do valor arrecadado, já que a TRU subsidiava as rodovias do país, enquanto o IPVA serve para manutenção de diversas áreas, como saúde e educação, por exemplo.
A inadimplência do imposto pode causar inúmeros prejuízos aos pagantes. A forma para quitação do valor depende da necessidade do condutor. Porém, os Detrans estabelecem que o pagamento seja feito à vista ou parcelado. Na modalidade à vista, os consultores recebem descontos do Detran a fim de incentivar o pagamento em sua totalidade.
Já a modalidade parcelada pode receber descontos redutivos ou apenas o valor original do IPVA, isso se o motorista seguir o calendário estabelecido pelo Departamento de Trânsito.
✓ Veja mais detalhes sobre o DETRAN:
Caso o débito seja quitado depois do prazo pré determinado, poderão ser estabelecidas multas ao boleto. O pagamento pode ser feito por meio do cartão de crédito e através do Internet Banking. Veja a seguir mais informações sobre o IPVA 2022.
Quem está isento de pagar o IPVA 2022?
Apesar dos critérios de isenção serem diferentes e variarem de acordo com cada estado, há as regras que valem para todo o território nacional. Veículos com motoristas deficientes, com limitações, ou aqueles que têm doenças crônicas estão isentos de pagar o valor. Os carros com 10 e 20 anos também estão na lista de isentos. Os estados que permitem isenção com maior ano de fabricação são: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Alagoas e Acre.
Em alguns locais, taxistas, igrejas ou locais sem fins lucrativos também são inseridos na possibilidade de não pagamento do IPVA 2022.
Como o imposto é de categoria obrigatória, as pessoas que não realizarem o pagamento, ficam impossibilitadas de realizar o licenciamento e assim, emitir a CRLV digital 2022 e física. Documento fundamental para a circulação veicular de forma livre e sem o estabelecimento de multas e mais consequências.
Como consultar o débito veicular
As pendências geralmente são acessadas por meio do portal do Detran do seu estado e a forma de consulta se assemelha entre as regiões. A verificação não precisa ser de forma presencial, isto é, os sites oficiais disponibilizam essa informação de forma rápida e segura. Para isso, siga os passos abaixo:
- Acesse o portal do Detran do seu estado;
- Vá para veículos ou serviços;
- Clique em consulta;
- Insira os dados pedidos e envie.
Entre as informações solicitadas estão o número do Renavam e da placa veicular. Por meio da consulta é possível acessar as pendências e as formas de regularizar perante o Detran do seu estado. A Secretaria da Fazenda também disponibiliza informações e guias de pagamento do licenciamento 2022 e do IPVA.
O calendário de pagamento é próprio de cada região e juntamente com as datas são estabelecidos os descontos para cada modalidade. Para mais informações sobre o IPVA 2022, continue acompanhando o portal.