Como tirar a CNH Gratuita? Veja requisitos!

Ainda não sabe como tirar a CNH gratuita? Nesse artigo estão todas as principais informações sobre como tirar a CNH gratuita. Esse processo entrou em vigor em alguns estados brasileiros a mais ou menos 10 anos. Desde então, milhares de pessoas já foram beneficiadas com a concessão do programa.

Como tirar a CNH Gratuita?

Conheça a CNH gratuita

Conhecida em algumas regiões como CNH social 2020 ou CNH popular, o programa também pode ser visto como uma forma de diminuir os índices de desemprego. Isso porquê, os habilitados conseguem vagas como motorista particular, entregador e motoboy.

As pessoas que se inscrevem para emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), não têm condições financeiras de arcar com os custos desse processo.

O programa não é federal, não está instituído em lei que beneficia todo o país. Por isso, precisa ser fundado a partir de uma iniciativa do Governo do Estado. Logo, segue regras diferentes para cada região.

✓ Confira a lista de aprovados CNH Social 2020

Na maioria dos casos, sempre são priorizados os candidatos que possuem menor renda e estão desempegados. Bem como, aqueles que estão inclusos em algum programa do governo.


Como funciona o processo de seleção da CNH gratuita

Não basta cumprir com os requisitos CNH popular, também é preciso passar por todas as etapas de seleção. Realizadas pelo DETRAN, por meio de um sistema que filtra quais candidatos são aptos ao recebimento do benefício.

Em boa parte dos estados, as regras consistem na separação de três fases:

  • inscrições CNH Social 2020: feita de forma online no site do DETRAN;
  • Seleção: classifica os interessados conforme regulamento;
  • Entrega dos documentos: comprovando que os inscritos que estão aptos a iniciar o processo.

Os critérios para desempate dos candidatos vai depender de cada região. Em alguns casos esse processo é feito por município, quer dizer, existe um edital de seleção para cada cidade.

Por isso, podem haver itens como a priorização de moradores de regiões marginalizadas, beneficiados de programas sociais do municípios e os que estão desempegados. O certo é que o programa visa auxiliar aqueles que não têm condições financeiras para arcar com os custos.


Gratuidades da CNH popular

Hoje, o valor para emitir a carteira de habilitação custa em média R$1.800,00 variando conforme cada região. Deste valor estão inclusos todos os procedimentos para credenciar o motorista no país.

Os mesmos que são garantidos como gratuidades da CNH popular. Sendo previsto:

  • Exame físico e psicológico;
  • Cadastramento de biometria;
  • Aulas teóricas sobre trânsito e segurança;
  • Aulas práticas com veículos;
  • Exame teórico;
  • Exame prático.

O benefício não inclui a taxa de reprovação nos exames de avaliação, nem mesmo os gastos com transporte até o local para credenciamento.


Requisitos para tirar CNH gratuita

A legislação de cada estado prevê quais são os requisitos para tirar CNH gratuita. Fornecendo a oportunidade para o tipo de público que julga ser o ideal.

No entanto, é possível ter uma ideia sobre as exigências para a maioria deles. Em que se pede:

  • Mais de 18 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Estar inscrito em um programa do Governo Federal, como Bolsa Família e CadÚnico;
  • Egressos do sistema prisional;
  • Estudantes da rede pública de ensino.

Inscrição na CNH gratuita

Os interessados em fazer parte do processo seletivo para receber o benefício da CNH popular, devem estra atentos as divulgações oficiais do DETRAN de seu estado.

O órgão é responsável por comunicar a abertura da seleção e das inscrição na CNH gratuita. Na ocasião, será preciso preencher um formulário com dados básicos de identificação. O cadastro é gratuito.

Após a seleção do DETRAN, quem for beneficiado pode consultar a classificação no portal. Em seguida, deve comparecer até o posto de atendimento para dar continuidade a aquisição do benefício.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sair da versão mobile