CNH Popular 2023: Como se Cadastrar? Regras e Estados

A chegada da CNH Popular 2023 é a grande chance que muitos brasileiros têm de conquistar a primeira habilitação. Por isso, elencamos as principais informações e curiosidades a respeito da CNH Popular 2023 para você entender como o programa funciona. Acompanhe a seguir.

CNH Popular 2023

Programa CNH Popular

A princípio, o programa CNH Popular 2023 permite que as pessoas de baixa renda consigam tirar de forma gratuita a primeira habilitação.

Nesse sentido, é importante destacar que, apesar de existir a cerca de 8 anos em alguns estados, foi somente em 2020 que a CNH Popular passou a valer em todo território nacional.

Desse modo, o programa tem como público alvo as famílias com poucos ou nenhum recurso financeiro. Sendo assim, os interessados em participar devem comprovar com documentos que se enquadram nas regras do projeto.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Assim, podem realizar todo o processo de treinamento e confecção da CNH 2023. Além disso, o programa atua na inclusão de pessoas no mercado de trabalho, uma vez que diversas empresas exigem a CNH como requisito para contratação.

Então, depois de entregar os documentos e comprovar a veracidade das informações, o candidato tem direito de realizar todos os procedimentos e trâmites da CNH de forma 100% gratuita.

Ou seja, o cidadão fica isento de pagar todas as taxas de exames clínicos, licenças, documentação, aulas teóricas e práticas. Estas são custeadas pelo estado.

Em seguida, acompanhe mais detalhes sobre o cadastro e estados participantes do programa CNH Popular 2023.


Quem pode se candidatar ao programa?

Em primeiro lugar, é interessante ressaltar que o programa foi ampliado. Dessa forma, as pessoas que gostariam de fazer alterações nas categorias de habilitação também podem se inscrever. Desde que preencham os requisitos

A princípio, o Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN, é o órgão responsável por todo o processo seletivo, e também pelo custeio para a formação de novos condutores.

Portanto, todos os gastos que seriam gerados no Centro de Formação de novos Condutores serão pagos pelo programa do governo.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Como já mencionamos, para ter direito a participar do programa, é preciso preencher os requisitos impostos pelo órgão. A exigência principal é que o candidato comprove ter baixa renda e que esteja em condições de vulnerabilidade social.

Desse modo, é necessário ter inscrição no cadastro único com as informações atualizadas. Contudo, se o interesse for o de mudar a categoria da CNH, o motorista não poderá ter nenhum registro de infração prévio.

Além disso, existem outras regras que devem ser respeitadas para ter direito a se inscrever no projeto CNH Popular. Confira a seguir:

  •  Ser alfabetizado;
  •  Possuir o documento de identificação (RG ou certidão de nascimento);
  •  Ter CPF;
  •  Apresentar comprovante de residência;
  •  Não ter nenhuma restrição judicial para realização do documento;
  •  Estar inscrito em algum programa do governo.

Entretanto, é válido lembrar que, apesar do programa ser reconhecido nacionalmente, nem todos os estados estão incluídos ou participam do programa da CNH gratuita.

Por fim, cada estado tem suas próprias regras e formas de realização dos processos seletivos.


Como se inscrever na CNH Popular?

A princípio, os interessados em se cadastrar no programa CNH Popular 2023 precisam identificar se o estado em que residem oferece a oportunidade. Em seguida, é preciso acessar o portal oficial do DETRAN do seu estado.

Contudo, é muito importante verificar se o período para as inscrições ao projeto já estão abertas. Como já mencionamos, regras, datas e outras questões variam conforme cada região do país.

Fonte: Garagem 360

Por exemplo, no Acre, as inscrições já iniciaram e podem ser feitas por meio do programa Jovem Aprendiz no trânsito. Nesse sentido, o estado do Amazonas também oferece inscrições com regras características do próprio Estado.

Infelizmente, os estados de Alagoas e Amapá não estão participando do programa, até o fechamento deste artigo.

Por fim, os estados do Espírito Santo, Paraíba, Maranhão, Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco já estão oferecendo o cadastro da CNH Popular 2023.

Por fim, não deixe de acompanhar nosso portal para mais detalhes sobre a CNH popular e outros benefícios gratuitos para os cidadãos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Kelly Sampaio
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2016, atua como redatora do portal, sempre trazendo informações atualizadas sobre como cidadãos podem participar de programas sociais para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação de forma grátis (CNH Social).
Sair da versão mobile