CNH Popular 2022: Como se Cadastrar? Regras e Estados

A CNH popular 2022 tem sido uma das maiores oportunidades para quem deseja tirar a primeira habilitação. Por conta disso, separamos as principais informações sobre como fazer o cadastro da CNH popular 2022. Veja a seguir mais detalhes e não perca as regras para o programa!

CNH popular 2022
CNH popular 2022

O que é CNH popular 2022?

O CNH popular 2022 é um programa que possibilita às pessoas de baixa renda conseguir a primeira habilitação. É importante mencionar que mesmo existindo há 8 anos de forma isolada em apenas alguns estados, foi em 2020 que o programa começou a valer em todo território nacional.

O programa é direcionado às pessoas de baixa renda, sendo assim, é necessário a comprovação de documentos a fim de permitir a entrada e a realização do processo de treinamento até o recebimento da CNH.

Esse programa também faz parte da inclusão de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho, visto que muitas empresas incluem o documento de habilitação como um dos requisitos para contratação.

✓ Fique atento a demais informações:

Após a entrega dos documentos e a comprovação da veracidade das informações, o cidadão tem direito a realizar todos os procedimentos e trâmites da CNH de forma gratuita.

Dessa forma, estão inclusas as taxas para realização dos exames clínicos, licenças, documentação, aulas teóricas e práticas.

O programa foi ampliado, dessa forma as pessoas que desejam mudanças nas categorias de habilitação também podem se inscrever para participar do CNH popular 2022 desde que cumpra os requisitos estabelecidos.

O Departamento Estadual de Trânsito é o órgão que será responsável pelo processo seletivo e o custeio para a formação de um novo motorista.

Todos os gastos que seriam realizados no Centro de Formação de novos Condutores serão custeados pelo programa.

Veja a seguir mais detalhes Saiba como se inscrever para o CNH gratuita 2022!


Quem tem direito?

Como mencionado, para participar do programa é necessário estar dentro dos requisitos necessários. A regra principal é a pessoa comprovar que é de baixa renda e que está em condições de vulnerabilidade social.

Para isso é preciso estar inscrito no cadastro único com as informações devidamente atualizadas e caso haja o desejo da modificação da categoria da CNH, o motorista não pode ter nenhum registro de infração prévio.

Além disso, outras regras também podem ser pedidas para a participação do cidadão no programa popular. Entre elas estão:

  •  Ser Alfabetizado;
  •  Possuir o documento de identificação;
  •  Ter CPF;
  •  Apresentar comprovante de residência;
  •  Não ter nenhum impedimento judicial para realização do documento;
  •  Estar inserido em algum programa do governo.

É importante lembrar que apesar do programa ser de caráter nacional nem todos os estados estão incluídos ou disponibilizam essa oportunidade.

Além disso, cada região tem seus requisitos próprios e formas para realização dos processos seletivos.

✓ Veja mais informações sobre a CNH:

Veja a seguir detalhes e saiba quais são os estados inseridos no CNH popular 2022!


Como se cadastrar no CNH popular 2022?

Para se cadastrar no programa, inicialmente, é preciso identificar qual o estado que disponibiliza a oportunidade. O segundo passo é entrar no portal oficial do DETRAN do seu estado e demonstrar o interesse na participação do programa.

No Acre as inscrições já começaram e são feitas através do programa Jovem Aprendiz no trânsito. O estado do Amazonas também realiza inscrições com regras características do próprio Estado. Alagoas e Amapá não participam do programa.

Os estados como Espírito Santo, Paraíba, Maranhão, Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco também já estão inseridos no cadastro da CNH gratuito. Para mais detalhes sobre o CNH popular 2022, continue acompanhando este portal.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Kelly Sampaio
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2016, atua como redatora do portal, sempre trazendo informações atualizadas sobre como cidadãos podem participar de programas sociais para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação de forma grátis (CNH Social).