A CNH Definitiva 2024 alterou bastante da legislação da Carteira de Habilitação para todos os brasileiros em território nacional. Para ficar por dentro das mudanças, você precisa observar os principais pontos e entender completamente as regras, as pontuações e a validade do documento.
Conteúdo
As mudanças na CNH Definitiva
A CNH Definitiva é o documento que o condutor recebe após um ano da PPD, a Permissão Para Dirigir ou CNH Provisória. É ela que o motorista deve portar a todo momento da condução do veículo, funcionando totalmente como o documento comprobatório do direito de dirigir.
Ao longo dos últimos anos, o CTB fez grandes alterações no documento, sobretudo em 2021, com a extensão do prazo de validade. Em 2022, o material recebeu alguns ajustes, principalmente com função de melhorar a tecnologia de reconhecimento da autenticidade.
Nesse sentido, o layout e o design foram modificados, com mudança nas cores e na organização dos elementos, sobretudo com a mudança da assinatura do portador. Dessa maneira, o documento segue o padrão internacional de inserção dos elementos de segurança.
O sistema de pontuação da CNH
A CNH Social também mudou o sistema de pontuação. Agora, a pontuação máxima depende do desempenho do motorista nos últimos 12 meses. Quem não possui nenhuma infração gravíssima na carteira, tem o total de 40 pontos em um ano.
Já para quem venceu a infração gravíssima, mas teve registro, a pontuação máxima é de 30 pontos. Para quem já teve uma ou mais infrações gravíssimas, a pontuação é de 20 pontos em um ano. Por isso, o condutor precisa ficar de olho em sua situação.
O prazo de validade da nova CNH
As últimas regras sobre a CNH também alteraram o prazo de validade. De acordo com a nova legislação, a data de validade da Carteira depende da idade do condutor, confira:
- Pessoas com idade inferior a 50 anos renovam a cada 10 anos;
- Pessoas com idade entre 51 e 70 anos renovam a cada 5 anos;
- Pessoas com idade superior a 71 anos renovam a cada 3 anos.
A renovação da CNH pode ter o processo feito pela internet, com o pagamento da taxa pelo documento impresso e o agendamento do exame clínico. Após comparecer à clínica especializada, o condutor recebe a atualização da nova carteira.
A CNH Digital
As carteiras emitidas a partir de 2017 contam com um QR Code na parte traseira que serve para fazer o download da versão digital do documento. Atualmente, o governo disponibiliza o app da CDT, a Carteira Digital de Trânsito.
O condutor pode informar todos os dados para o sistema do aplicativo e ter a sua versão digital da habilitação. O documento no smartphone tem a mesma validade da versão física e impressa.
Dicas para ficar em dia com a legislação
Veja dicas para manter a CNH sempre atualizada:
1. Tenha a versão digital da CNH
A CNH Digital é completamente segura e garante a mesma legitimidade da CNH impressa. Por isso, vale a pena ter as duas versões e conservá-las continuamente com segurança.
Lembre-se também de não se desfazer da versão fisíca, afinal, o celular pode acabar a bateria ou ser furtado. Por esse motivo é importante ter as duas versões do documento.
2. Acompanhe a validade
Por mais que os 10 anos de validade pareça muito tempo – e realmente é -, uma hora acaba esquecendo. Logo, é importante ficar de olho sempre na renovação e não deixar de se planejar.