Você sabia que a legislação brasileira alterou a menos de dois anos as categorias da CNH? Isso porque o objetivo é aproximar o documento dos padrões internacionais. Para te ajudar, veja tudo sobre as categorias CNH 2024 e fique de olho nas regras!
Conteúdo
Lista completa e regras de cada categoria da CNH Brasileira
As novas atualizações da CNH, definidas ainda em 2021, começaram a valer em 2022, impressas já nos documentos emitidos no segundo semestre do ano passado. Nesse sentido, houve uma série de mudanças no layout e na disposição das informações na Carteira.
Os textos recentes também fizeram poucas alterações nas categorias de habilitação; confira o que diz cada uma delas em 2023:
1. ACC
A Autorização para Condução de Ciclomotores, ou simplesmente ACC, é válida para a pilotagem de veículos de até 50cc, os chamados ciclomotores. Com o documento, é possível dirigir as famosas cinquentinhas e as bicicletas motorizadas.
2. Categoria A
A Categoria A permite a condução de veículos de duas ou três rodas, válido para motos, motonetas e triciclos de diferentes versões, tipos e número de cilindradas.
3. Categoria B
A Categoria B permite a condução dos veículos que não se enquadram na Categoria A, desde que tenham o peso máximo de 3,5 toneladas e número de ocupantes igual a 8 fora o motorista. Nesse sentido, engloba automóveis, utilitários, pickups, SUV e vans.
4. Categoria C
A Categoria C permite a condução dos veículos da categoria B, com a adição da permissão para veículos acima dos 3.500kg. Nesse sentido, trata-se de caminhão, caminhonete e van de carga.
5. Categoria D
A Categoria D tem as mesmas permissões da B e C, adicionando os véiculos para transporte de passageiros a partir de 8 lugares. Nesse sentido, trata-se de ônibus, micro-ônibus e van de passageiros.
6. Categoria E
A Categoria E tem as mesmas permissões da B, C e D mais trailer ou acoplados acima dos 6.000kg. Nesse sentido, a categoria E permite a condução de veículos como automóvel tracionando trailer, caminhão de duas carretas e ônibus articulado.
A inclusão de novas categorias na CNH
A nova CNH trouxe a preocupação sobre a adequação aos padrões internacionais. Isso porque as categorizações de veículos para a condução são diferentes em cada país. Para evitar problemas para os brasileiros fora do país, a CNH criou novos elementos.
Assim, o Código de Trânsito adicionou números e elementos gráficos às letras utilizadas no Brasil, trazendo agora a seguinte lista completa:
- ACC, A, A1, B, B1, C, C1, D, D1, BE, CE, C1E, DE e D1E.
A nova CNH vem com a tabela completa, marcando com ilustrações o tipo de veículo que cada categoria permite dirigir. Assim, ao usar a carteira fora do Brasil, o motorista consegue ter uma proximidade maior com o padrão seguido por países como Portugal e Espanha.
A nova classificação com números é voltada mesmo para a condução internacional, e o que vale dentro do Brasil para os parâmetros é o já tradicional ACC, A, B, C, D, E das carteiras de motorista.
Nesse sentido, o condutor não precisa se preocupar tanto com os novos números, visto que a nova tabela virá impressa no documento emitido ou disponibilizado on-line no aplicativo da Carteira Digital.
Quando receber a nova CNH?
De acordo com o CTB, o novo padrão da CNH é necessário para quem tire a primeira habilitação ou renove a CNH a partir de 1º de junho de 2022. Porém, quem ainda tem alguns anos até o vencimento do documento pode esperar e trocar para a nova versão apenas em caso de perda ou furto.