A Carteira Nacional de Habilitação é um documento que possibilitada não só conduzir veículos automotores em território nacional, mas também facilita em conseguir emprego, porém sua emissão é cara, o que dificulta o sonho de muitos jovens desempregados. Pensado nisso, foi criado o programa CNH Social RS 2021 que disponibiliza a emissão gratuita da CNH. Neste post iremos falar sobre as regras e como se inscrever para o processo seletivo da CNH Social RS 2021!
Carteira Nacional de Habilitação
A CNH é um documento muito popular no Brasil e é a sigla para Carteira Nacional de Habilitação. Com a habilitação o motorista pode conduzir o seu veículo em todo o Brasil e em alguns países, como Argentina, Bolívia, Equador e Paraguai.
Para passar pelo processo de emissão da CNH gratuita 2021 é necessário ter dezoito anos e ser alfabetizado, além disso, o futuro condutor tem que passar por testes teóricos e práticos, assim como exames médicos e psicológicos, aplicados pelo Detran de cada estado.
A CNH tem a validade de dez anos, porém para aqueles que já passaram dos cinquenta anos o tempo é reduzido para cinco anos. Ao emitir a Carteira Nacional de Habilitação o condutor pode escolher qual categoria deseja: carro (A), moto (B), carro e moto (AB), transporte de carga (C), transporte de passageiros (D) e transporte articulado de cargas e/ou passageiros (E).
O valor da CNH depende da categoria e do estado em que será emitida, porém, em nenhum caso é um documento barato.
Por esse motivo, a CNH Social RS 2021 foi criada para ajudar as pessoas de baixa renda, ofertando o documento e todos os testes e processos de forma totalmente gratuita.
A CNH Social RS 2021 é um programa de inclusão social e visa às pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ideia é contribuir para a entrada no mercado de trabalho, acabando com a desigualdade social. Por isso, o critério de desempate é:
- Inscritos em programas sociais do governo;
- Desempregados;
- Menor renda.
CNH Social RS 2021
Como dito anteriormente, a CNH Social RS 2021 tem como objetivo fornecer a Carteira Nacional de Habilitação sem nenhum custo. É destinado para pessoas carentes e esses precisam estar dentro dos requisitos exigidos pelo programa:
- Ser alfabetizado;
- Ter inscrição no CadÚnico;
- Estar acima de 18 anos;
- Ter renda familiar mensal abaixo de dois salários mínimos e meio;
- Ser residente do estado do Rio Grande do Sul há pelo menos dois anos;
- Ser estudante ou ter se formado em escola da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul;
- Participar de programas sociais.
O Rio Grande do Sul faz parte do grupo de estados que participa do programa CNH Social que disponibiliza a emissão gratuita da CNH Social 2021 para as categorias A, B e AB, assim como a adicionar ou mudar para C, D ou E.
Inscrições CNH Social RS 2021
As inscrições CNH Social 2021 ocorrem de forma online no site do Detran RS, sendo que alguns documentos são exigidos:
- CPF;
- RG;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Carteira de trabalho;
- Declaração da escola pública;
- Data de nascimento;
- Comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone);
- Comprovante de renda;
- Cartão Bolsa Família ou número do CadÚnico.
Ao emitir a CNH, o cidadão ainda conseguirá emitir também a versão da CNH Digital 2021 além da versão física.
Veja abaixo um passo a passo de como realizar a inscrição para concorrer a uma vaga no programa CNH Social RS 2021:
- Acesse o site Detran RS;
- Clique em “Habilitação”;
- Selecione a opção “CNH Social”;
- Preencha o formulário com os dados solicitados;
- Clique em “Confirmar”.
O edital com a data de inscrição para a CNH Social RS 2021 ainda não está disponível, mas assim que soubermos este post será atualizado com as novas informações.
A lista de aprovados CNH Social 2021 é divulgada no site do Detran RS e este devem seguir as orientações presentes no edital.